Penápolis, 24/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

05/01/2022

Araçatuba registra primeiro caso de "flurona"

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba confirmou, por meio de teste rápido, o primeiro caso de ‘flurona’, infecção pelo vírus da influenza – causador da gripe – e pelo novo coronavírus, responsável por desenvolver a Covid-19 em humanos.

Conforme informação da pasta, a Vigilância Epidemiológica de Araçatuba foi informada da suspeita depois que uma paciente foi atendida por laboratório particular da cidade na última terça-feira (4). A paciente foi submetida ao teste rápido antígeno - e não o RT-PCR - para as duas doenças e o resultado deu positivo para Influenza A e Covid-19.

“É importante ressaltar que tecnicamente não existe o ‘flurona’. A Secretaria de Saúde emite apenas a resposta de acordo com as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, informou a secretaria, em nota oficial.

A norma técnica apontada pelo município como efetiva é o exame RT-PCR, que tem função efetivamente diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ainda conforme a pasta, a paciente está com sintomas leves, quadro clínico leve, e sendo acompanhada pela equipe de saúde do município. Até o momento o município não registra nenhum caso positivo de contaminação pela variante ômicron.

CASOS

No boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta quarta-feira (05), a Prefeitura de Araçatuba aponta aumento no número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas 174 moradores da cidade testaram positivo para Covid-19.

Pacientes internados em hospitais de Araçatuba também subiram de seis do último boletim, para 10 no boletim desta quarta.

Desde o início da pandemia 880 moradores da cidade perderam a vida em virtude da Covid-19.

PREVENÇÃO

Devido ao aumento do número de casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 o hospital da Unimed divulgou nota informando que, a partir desta quinta-feira (06), irá suspender a rotina de visitas dentro da unidade de saúde. A medida vale para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e demais alas de internações.

A direção do hospital da Unimed alega que o objetivo da suspensão das visitas é devido a alta taxa de transmissão do vírus e para garantir a segurança dos pacientes atendidos.

A Santa Casa de Araçatuba, hospital de referência para mais de 40 municípios da região, informou por meio de sua assessoria de comunicação, que aguarda definição da diretoria para anunciar quais medidas deverão ser adotadas. (Com informações do portal 018 News)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

24/06/2026 - Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

23/06/2026 - Agricultores familiares aumentam renda em 30% com programa federal

23/06/2026 - INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios

22/06/2026 - Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste

22/06/2026 - Prêmio Sicredi Comunicação em Rede reúne grandes nomes do jornalismo brasileiro em seu júri

20/06/2026 - PicPay e BRB são alvos de ação contra suposta fraude em folha do DF

20/06/2026 - Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

19/06/2026 - Brasil sentiu menos o aumento do petróleo que outros países, diz Ineep

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.