30/01/2023
Um tamanduá-mirim foi capturado pela Polícia Militar Ambiental após ficar preso em uma casa neste domingo (29). O caso aconteceu em Presidente Bernardes, na região de Presidente Prudente (SP). Segundo informações da Polícia Ambiental, a equipe foi acionada pelo morador da casa após o animal não conseguir sair do local.
O tamanduá-mirim foi resgatado pelos policiais e solto nas margens do Rio Santo Anastácio, em Presidente Bernardes.
O ANIMAL
O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), ao contrário de outras espécies, ainda é um mamífero preservado na fauna brasileira. Mas, pesa contra a sua manutenção uma atividade cada vez mais frequente em seu habitat: a redução das florestas em função das queimadas, o que geralmente elimina a sua principal fonte de alimento: formigas, cupins e larvas.
Ele prefere florestas, mas pode se deslocar para locais de campo. O animal tem características como focinho protuberante, ausência de dentes diferenciados e uma grande língua fina e comprida. Alimentam-se de cupins e formigas e possuem garras fortes e afiadas para escavar cupinzeiros e formigueiros. O mel pode fazer parte de sua dieta. Possui médio porte, pesando de 5 a 10 kg.
A coloração dos pelos é dourada com um “colete” de pelos pretos nas costas podendo se estender até o abdômen, sendo conhecido também como Tamanduá-de-colete.
Alvos fáceis de caçadores por serem lentos, porém, em nenhum aspecto são negativos aos humanos e desempenham papéis ecológicos fundamentais. (Com SBT Interior)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
23/06/2026 - Agricultores familiares aumentam renda em 30% com programa federal
22/06/2026 - Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste
20/06/2026 - PicPay e BRB são alvos de ação contra suposta fraude em folha do DF
20/06/2026 - Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil
19/06/2026 - Brasil sentiu menos o aumento do petróleo que outros países, diz Ineep
19/06/2026 - Governo de SP: Pesquisa aponta Tarcísio à frente de Haddad: 45,6% contra 34,1%
18/06/2026 - Estado de São Paulo tem temperaturas inferiores a 5ºC nesta quinta
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.