10/02/2023
DA REDAÇÃO
A Anatel anunciou que cerca de 5 milhões de decodificadores clandestinos de TV, em uso no Brasil, serão desligados. O famoso gatonet, caixinhas conhecidas como TV Box, funcionam ilegalmente transmitindo toda sorte de conteúdo das TVs e plataformas de streaming.
De acordo com a Anatel, o desligamento será feito de forma remota, sem que as prestadoras de serviços tenham de entrar na casa do usuário. Agora, ao identificar uma rede pirata de caixinhas, a Anatel notifica o provedor de internet, que corta o sinal para o aparelho. A medida é relativamente simples e era uma reivindicação antiga das empresas de mídia e dos produtores de conteúdo, mas esbarrava em questões internas da Anatel.
De acordo com o portal UOL, apesar da pirataria ser crime previsto na lei e implicar em até quatro anos de prisão, a agência por anos vivia um dilema interno em cortar o sinal das caixinhas. "O temor era de que a medida fosse interpretada como interferência no tráfego de dados da internet. Porém, o gatonet tem se tornado um crescente negócio dominado por grandes quadrilhas, inclusive internacionais", explicou o colunista Guilherme Ravache.
Há também a preocupação relacionada a crimes digitais, uma vez que os aparelhos, se instalados nas casas das pessoas, podem coletar informações pessoais dos usuários. Os sites que vendem as caixinhas também passarão a ser alvo da Anatel.
A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura estima que a pirataria causa, por ano, prejuízo de R$ 15 bilhões em receitas perdidas.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
23/12/2025 - Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário
22/12/2025 - Mercado reduz previsão da inflação para 4,33% este ano
22/12/2025 - Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para 22h
19/12/2025 - IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro
18/12/2025 - Fundações sem fins lucrativos pagam salários maiores que empresas
17/12/2025 - Lançamento de foguete da base de Alcântara é adiado para sexta-feira
17/12/2025 - Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
16/12/2025 - PF deflagra operação contra tráfico internacional de brasileiros
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.