Penápolis, 27/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

23/08/2019

PM adquire 40 mil pistolas para reforçar a segurança no Estado

A Polícia Militar vai adquirir 40 mil pistolas semiautomáticas para reforçar a segurança e as condições de enfrentamento ao crime no Estado de São Paulo. A aquisição, realizada por meio de processo licitatório, prevê o pagamento de R$ 891,66 à austríaca Glock pelo fornecimento de cada pistola calibre.40. Após 28 rodadas de lance no pregão, o valor estipulado pelo licitante vai representar uma economia de R$ 53 milhões aos cofres públicos.
De acordo com o tenente coronel Marco Aurélio Valério, do Centro de Material Bélico da Polícia Militar, a previsão inicial é de que a aquisição gerasse custos mais elevados. “Nossa expectativa era pagar até R$ 2 mil por cada unidade. Com o preço definido em R$ 891,66 iremos economizar R$ 53 milhões. Essa competição dos processos licitatórios é extremamente saudável e os resultados demonstram isso de forma inequívoca. A disputa para fornecer armamentos para a Polícia Militar envolveu dois dos fabricantes mais conceituados do mercado de pistolas”, afirma o tenente coronel, em referência às marcas Glock (Áustria) e Beretta (Itália), finalistas do processo de licitação.
Essas propostas foram apresentadas em sessão pública realizada na quarta-feira (21). Agora a empresa austríaca terá dez dias para apresentar amostras que serão submetidas a testes de qualificação. Os participantes e interessados serão informados, por meio de publicação em Diário Oficial, da data do início dos testes.
O processo licitatório prevê que, após a assinatura do contrato, a empresa fabricante entregue 8.000 unidades em até 90 dias. O acordo estipula que a totalidade das pistolas adquiridas seja fornecida em até oito meses após a homologação do acordo.

Programa de modernização
As aquisições fazem parte de um programa de modernização estruturado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Segurança Pública e Polícia Militar que prevê a realização de 11 licitações internacionais para compra de armamentos com tecnologia de ponta para a PM.
Para setembro está prevista a abertura de outros três processos licitatórios que serão responsáveis pela aquisição de 300 fuzis calibre .556; 1.000 fuzis calibre .762 e 1.000 armas de incapacitação neuro-muscular. “Esta política de segurança objetiva que a Polícia Militar do Estado de São Paulo seja uma referência internacional tanto na adoção de boas práticas quanto na qualidade de seus equipamentos”, diz o tenente coronel Marco Aurélio Valério.

(Com Portal do Governo)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

27/06/2026 - Governo avalia aumentar teto do MEI para R$ 140 mil, diz ministro

26/06/2026 - Banco Central prevê crescimento de 2% para o PIB em 2026

25/06/2026 - Mercado de trabalho formal cresce 3,6%; serviço público puxa alta

25/06/2026 - Por trás do resultado: como farmácias, clínicas e hábitos de vida se conectam à medicina diagnóstica?

24/06/2026 - Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

23/06/2026 - Agricultores familiares aumentam renda em 30% com programa federal

23/06/2026 - INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios

22/06/2026 - Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.