Penápolis, 25/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

18/08/2020

População paulista passará por relevante mudança no padrão etário até 2050

DA REDAÇÃO

Em 2050, primeira metade do século XXI, o Estado de São Paulo passará por relevante mudança no padrão etário de sua população residente. A tendência esperada pelas projeções populacionais do Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) indica que a queda do número de menores de 15 anos e o aumento dos maiores de 65 anos farão com que o contingente desses dois grupos se iguale numericamente em 2034. A população entre 15 e 64 anos atinge um platô aproximadamente agora em 2020, e deverá se estender até 2040. O conhecimento sobre o tamanho e a composição etária da população paulista representa instrumento valioso para planejar políticas públicas.
Entre 2020 e 2050, a população paulista deverá aumentar apenas 6%, passando de 44,6 para 47,2 milhões, com tendência de crescimento bem distinta segundo os grupos etários: entre os menores de 39 anos haverá redução de 20%; para os de 40 a 59 anos ocorrerá crescimento de 5%; o grupo de 60 a 79 anos quase dobrará; e o contingente de maiores de 80 anos triplicará. Em 2020, o maior volume populacional é registrado entre 20 e 39 anos. Já de 2030 a 2050, o pico deverá ocorrer nas idades de 40 a 59 anos.
Hoje, a idade média da população paulista é de 36 anos. Em 2000, a média era de 30 anos, e deverá chegar a 44 anos em 2050. Tais idades configuram padrão de população adulta. Nesse período, a participação dos jovens com até 15 anos se reduzirá quase pela metade, enquanto a dos maiores de 65 anos se ampliará 3,7 vezes. Em 2050, os mais velhos responderão pela parcela que os mais jovens detinham entre 2005 e 2010, ao passo que os mais jovens apresentarão a participação dos mais velhos esperada em 2030.
Existe maior equilíbrio numérico entre a população feminina e a masculina até a idade de 59 anos. Antes de 39 anos, o contingente masculino supera um pouco o feminino, enquanto no grupo de 40 a 59 anos a razão entre os sexos vai se aproximando de 100 e alcança a igualdade em 2050. A partir de 60 anos, a população feminina é maior do que a masculina, relação que fica ainda mais expressiva na parcela com 80 anos e mais. Interessante observar que essa razão se reduz entre 2020 e 2050.

(Com Seade - Sistema Estadual de Análise de Dados)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/06/2026 - Mercado de trabalho formal cresce 3,6%; serviço público puxa alta

24/06/2026 - Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

23/06/2026 - Agricultores familiares aumentam renda em 30% com programa federal

23/06/2026 - INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios

22/06/2026 - Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste

22/06/2026 - Prêmio Sicredi Comunicação em Rede reúne grandes nomes do jornalismo brasileiro em seu júri

20/06/2026 - PicPay e BRB são alvos de ação contra suposta fraude em folha do DF

20/06/2026 - Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.