06/11/2020
O Governador João Doria anunciou ontem, quinta-feira (05), a compra de 105 novas viaturas da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Ao todo, serão investidos R$ 23 milhões para aquisição de modelos SUVs com proteção balística e rádio transceptor para reforçar a atuação dos policiais civis nas ações de policiamento investigativo em todo o Estado.
“Um fato inédito no Brasil. Essas são as primeiras viaturas blindadas da história da Polícia Civil e da Polícia Militar. A exemplo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Polícia Civil também terá veículos blindados para garantir a segurança dos seus policiais e a melhoria na eficiência da pronta resposta nas ruas”, destacou o Governador.
Cada um dos novos veículos receberá investimento de R$ 222 mil e a blindagem garantirá mais segurança para os agentes, especialmente em situações de enfrentamento a criminosos com risco de trocas de tiros. O uso de viaturas deste tipo é um dos compromissos da atual gestão na área de Segurança Pública e está sendo retomado após o Governo de São Paulo concentrar esforços na Saúde durante a fase mais grave da pandemia.
“Um equipamento fundamental para o policiamento e para o nosso trabalho. Isso aumenta a qualidade do trabalho e protege os policiais”, complementou o secretário da Segurança Pública, General João Campos.
A aquisição das novas viaturas para a Polícia Civil ocorreu por meio de pregão eletrônico realizado no mês passado. A PM também contará com viaturas com proteção balística. Setenta veículos estão em fase final de fabricação e serão entregues nos próximos meses. As novas viaturas da PM serão utilizadas no patrulhamento ostensivo de unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Choque (CPChq) e Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baeps).
Renovação de frota e equipamentos
Desde o início da atual gestão, o Governo de São Paulo tem realizado contínua renovação da frota e dos equipamentos das forças de Segurança Pública. Desde 2019, foram entregues 4.294 viaturas para reforçar a atuação das polícias Civil e Militar, beneficiando inclusive o Corpo de Bombeiros e o policiamento ambiental. O total investido nos veículos foi de R$ 286 milhões.
Somado a isto, o policiamento militar rodoviário também foi contemplado com 36 novos automóveis para atividades nas regiões de Bauru e Araraquara. O investimento nas viaturas foi realizado pela concessionária Eixo-SP, no valor de R$ 3 milhões, como previsto em contrato de concessão.
Além dos investimentos já citados, o Governo do Estado tem investido na modernização dos equipamentos das polícias paulistas, cujos investimentos já ultrapassaram R$ 200 milhões para aquisição de novas pistolas, fuzis, armas de incapacitação neuromuscular, escudos balísticos, entre outros. Além disto, foram investidos outros R$ 4,2 milhões na compra de 105 drones que já estão sendo utilizados nas ações de policiamento preventivo e ostensivo em todo o Estado.
(Com Portal do Governo de SP)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
25/06/2026 - Mercado de trabalho formal cresce 3,6%; serviço público puxa alta
24/06/2026 - Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento
23/06/2026 - Agricultores familiares aumentam renda em 30% com programa federal
23/06/2026 - INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios
22/06/2026 - Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste
20/06/2026 - PicPay e BRB são alvos de ação contra suposta fraude em folha do DF
20/06/2026 - Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.