28/02/2008
O salário mínimo do país deve subir neste sábado, dia 1º, para R$ 412,40. O aumento representa uma elevação de 8,5% em relação aos atuais R$ 380. A inflação pelo IPCA acumulada entre março de 2007 e janeiro deste ano (último dado disponível) foi de 4,1%. O último reajuste no salário mínimo havia sido concedido em abril do ano passado. A informação do reajuste foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento.
Para o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), o salário mínimo ideal seria de R$ 1.924,59, segundo levantamento feito para janeiro. O reajuste já estava previsto em um projeto de lei encaminhado no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no ano passado, que, atualmente, tramita no Senado.
Diz a proposta que o reajuste deve ter como base a variação acumulada de 12 meses do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) acrescida do crescimento real do PIB (Produto Interno Bruto) dos dois anos anteriores.
Além disso, de acordo com o projeto, que engloba os anos compreendidos entre 2007 e 2011, a data dos próximos reajustes será: 1º de fevereiro de 2009 e 1º de janeiro de 2010. A idéia é antecipar um mês a cada ano. (PH)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
13/11/2026 - Conferência define prioridades do setor cultural de Penápolis
13/11/2026 - Conselho de Assistência Social realiza visitas de monitoramento
13/11/2026 - Seminário em Penápolis orienta empresários sobre os impactos da Reforma Tributária
13/11/2026 - PRINCIPAIS OFERTAS DESTE FIM DE SEMANA DO SÃO CRISTÓVÃO SUPERMERCADOS - 13/11 a 16/11
13/11/2026 - Homem avança com faca contra vigilantes e foge
13/11/2026 - Investigado foge durante busca da Polícia Civil
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.