30/10/2025
DA REPORTAGEM
Durante ação da Operação Impacto – São Paulo Sem Fogo, a Polícia Militar Ambiental capturou um homem procurado pela Justiça, e apreendeu uma ave silvestre mantida em cativeiro, na manhã de segunda-feira (28), em Avanhandava.
De acordo com a corporação, a equipe do 1º Pelotão da 1ª Companhia de Policiamento Ambiental de Penápolis recebeu informações que um indivíduo conhecido pelo apelido de “Jarbinha” estaria numa residência na rua das Jasmins, no bairro Jardim Campos Verdes, e que possuía uma ave silvestre sob sua guarda.
Após levantamento de dados, os policiais confirmaram a existência de um mandado de prisão em aberto expedido pela 3ª Vara Cumulativa de Penápolis. O homem tinha pena restante de seis meses por infração ao artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, que trata de conduzir veículo sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa. Ele também possui antecedentes por furto.
Durante o patrulhamento, os policiais abordaram o suspeito no momento em que ele saía da residência. Na área dos fundos do imóvel, foi localizada uma ave silvestre da espécie periquitão-maracanã mantida numa gaiola de arame.
Por não possuir autorização legal para criação, foi elaborado auto de infração ambiental no valor de R$ 500,00, conforme o artigo 25 da Resolução SIMA nº 005/2021. O animal e a gaiola foram apreendidos e encaminhados à Estância Natureza, no município de Lins.
O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Plantão Policial de Penápolis, onde permaneceu à disposição da Justiça. Segundo a Polícia Ambiental, não houve necessidade de uso de algemas, uma vez que ele cooperou com a abordagem.
A ocorrência contou com apoio de outras equipes da companhia, sob o comando do capitão PM Rhanan e do tenente PM Marcel.
(Rafael Machi)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
21/12/2025 - Debate: Câmara adia projeto que prevê encerramento da Emurpe
21/12/2025 - PM prende mulher procurada pela Justiça em Barbosa
21/12/2025 - Cidades do interior receberão R$ 32 milhões para recuperação emergencial após chuvas
21/12/2025 - Casa da Mulher: Penápolis terá espaço para atendimento de vítimas de violência
21/12/2025 - Alunos do Núcleo de Teatro recebem certificados e premiação especial
21/12/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (21)
20/12/2025 - Idoso é preso acusado de envenenar animais em sítio
20/12/2025 - Operação fiscaliza embriaguez ao volante na Rodovia Marechal Rondon
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.