11/12/2025
DA REDAÇÃO
O SIRP - Sindicato Rural de Penápolis participou, no dia 27 de novembro, do Encontro de Lideranças do Agro Paulista, realizado em Lins. O evento, promovido pelo Sistema Faesp/Senar em parceria com o Sebrae, reuniu cerca de 400 participantes, entre presidentes e coordenadores de sindicatos rurais de todo o estado, para celebrar as conquistas de 2025 e antecipar os projetos que ganharão força no próximo ano.
O SIRP foi representado pelo seu presidente, João Antônio Castilho, que acompanhou de perto as apresentações das conquistas de 2025 e as projeções para o próximo ano.
Destaques
O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, conduziu o encontro ao lado de autoridades como o gerente técnico do Sebrae, Marco Vinholi, o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e a vereadora paulistana e ex-secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes. Em seu discurso, Meirelles ressaltou que o avanço do agro paulista é resultado do trabalho diário dos produtores rurais, que impulsionam não apenas a economia, mas também investimentos em áreas essenciais como educação, saúde e desenvolvimento.
Durante a apresentação das conquistas do ano, Meirelles destacou compromissos que têm guiado sua gestão, incluindo a construção de centros de excelência — dois deles previstos para entrega no primeiro semestre de 2026 — e a criação de sete polos de saúde para atender a população rural.
Marco Vinholi apresentou dados que reforçam a força do setor, destacando que o PIB do agro paulista em 2025 deve atingir R$ 3,79 bilhões, superando economias tradicionais como Suíça, Portugal e Israel. Já o secretário Roberto de Lucena ressaltou o impacto das rotas de turismo rural na valorização das tradições do interior e na geração de novas oportunidades de renda para o campo.
O superintendente do Banco do Brasil de Marília, Frederico Pereira Amaral dos Santos, também esteve presente e destacou o apoio que a instituição dará aos produtores rurais em 2026, reforçando o compromisso do banco com o desenvolvimento do setor e a ampliação do crédito rural.
O superintendente do Senar-SP, Mario Biral, reforçou o compromisso com a qualificação profissional, destacando que 2026 será um ano de intensificação dos programas de formação voltados a produtores e trabalhadores rurais.
O evento foi encerrado pelo escritor Augusto Cury, que falou sobre a importância de uma mente saudável e resiliente na superação dos desafios diários.
Ao avaliar o encontro, o presidente João Antonio Castilho destacou a importância da participação dos sindicatos no acompanhamento das ações e projeções do setor. “Eventos como este nos atualizam sobre as diretrizes para o próximo ano e reforçam o alinhamento entre sindicatos, Faesp, Senar e demais instituições. É fundamental estarmos presentes para levar essas informações aos produtores da nossa região”, afirmou.
(Com AI/SIRP com informações FAESP)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
20/12/2025 - Idoso é preso acusado de envenenar animais em sítio
20/12/2025 - Operação fiscaliza embriaguez ao volante na Rodovia Marechal Rondon
20/12/2025 - Ação conjunta apreende 350 quilos de cocaína na Assis
20/12/2025 - PM prende procurados da Justiça em Penápolis e Barbosa
20/12/2025 - R$ 100 mil: Casa da Juventude recebe veículo e investimentos
20/12/2025 - Pets terão encontro com Papai Noel neste domingo em shopping da região
20/12/2025 - IPVA zero para motos é aprovado e vai beneficiar milhões em São Paulo
20/12/2025 - Escolas municipais: Kit alimentação de férias é distribuído aos alunos
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.